Consumidores em saúde ou pacientes

O processo de transformação que vivemos atualmente nos coloca a realizar reflexões constantes, o que antes se entedia como verdade ficava, às vezes, anos imutável. Nos dias atuais este entendimento de verdade que temos sobre uma determinada conduta pode ser mudado muito rapidamente, pois a quantidade de publicações científicas na área da saúde, que é aproximadamente de 1 milhão por ano, mais as publicações em mídias sociais e outros veículos de comunicação, publicadas diariamente em uma velocidade absurda, nos coloca em outro patamar. Muitas vezes estas informações científicas ou não, tem sua qualidade questionável ou muitas vezes essas informações são tendenciosas com um risco de viés, impulsionado por vários fatores, como o fator econômico. Nós, profissionais da saúde, precisamos nos relacionar de forma diferente com os que nos procuram. Estes hoje são muito mais consumidores em saúde do que pacientes. Precisamos dialogar e sempre colocar os caminhos para aquela demanda apresentada.

O termo consumidor aplica-se a qualquer pessoa que use ou seja afetada, pelo serviço relacionado à saúde. Um consumidor em saúde é alguém que se preocupa em tomar decisões sábias de cuidados em saúde, seja o indivíduo, membro da família ou cuidador.

O objetivo deste artigo é desenvolver nas pessoas uma consciência de consumidores em saúde, significa que os consumidores devem ser jogadores ativos no processo de tomada de decisão da maneira mais efetiva possível.

Existem maneiras para você se envolver e se tornar mais eficaz no consumo em saúde. Existem centros de saúde como Arthritis Society of Canada, Arthritis Victoria in Australia e Ottawa Health Research Institute que auxiliam na tomada de decisão, oferecendo resumos científicos com uma linguagem mais próxima do consumidor.

Caso você ou alguém que você conheça, sofre de algum problema na área musculoesquelética, ortopédica ou traumatológica e precise tomar uma decisão sobre diagnóstico ou tratamento ou alguma forma de prevenção, estamos dispostos a ajudar você a tomar a melhor decisão.

Fonte: http://musculoskeletal.cochrane.org/resources-patientsconsumers

Entre em contato nos endereços abaixo.
WhatsApp (48) 998026480
Contato@alexandrezabot.com.br
www.alexandrezabot.com.br
facebook: Alexandrezabotfisioterapeuta
Instagram: Alexandrezabotfisio
Linkedin: Alexandre Zaboti
Padrão-02