Aprenda a escolher como resolver o seu problema!

Quando você recebe um diagnóstico, e o profissional aponta para uma forma de tratamento, você deve questionar a existência de outras formas de intervenção. Dentro da pirâmide do conhecimento observamos níveis de decisão em saúde.

Se você tem osteoartrose de joelho com ou sem lesão meniscal e possui idade entre 30 e 60 anos a opção não cirúrgica é a melhor opção de tratamento, ou você é jovem e ativo fisicamente e teve uma lesão do ligamento cruzado anterior, a opção cirúrgica seria a melhor opção.

Essas duas informações não são baseadas na opinião do profissional que está escrevendo este artigo mais sim em dados científicos que neste caso são duas revisões sistemáticas.

A opinião do especialista, que seria a opinião do profissional que está propondo uma opção terapêutica, precisa ser justificada não apenas pela sua experiência, mas com bons trabalhos científicos mostrando que podem existir outros caminhos e fazer valer os valores do paciente na decisão.

Espero ter ajudado a você a entender um pouco mais sobre como tomar decisão em saúde, deixando de ser um paciente para ser um consumidor em saúde.
Padrão-02 (1)